domingo, 1 de junho de 2008

Aprenda a criar um "Super Blog"! [Parte 1]

Olá galera!

::::::::INTRODUÇÃO::::::::

Como diz o título do post: irei ajudar a você simples imortal que não tem noção nenhuma em HTML e até XML a criar um super blog.

Saiba que este tutorial é comprido e será dividido em várias partes.

::::::::SERÁ NECESSÁRIO::::::::

1º - Ter uma conta em um hospedeiro de blogs, sugiro o Blogger, mas também existe o Wordpress.

2º - Ter em "mãos" algum hospedeiro de imagens, podendo ser: o Image Shack, Bay Img, Flickr, etc.

3º - Seu editor de imagens favorito, a minha dica é o Photoshop (é bom, mas não se aprende em um dia!), pra você iniciante é melhor o Paint.NET.

5º - E muita paciência!

::::CRIANDO CONTA NO HOSPEDEIRO::::

Obs: Neste tutorial será utilizado como exemplo o Blogger, mas nada impede de que você use outro hospedeiro.

1. Comece acessando o hospedeiro que você deseja criar a sua conta. No Blogger ou no Wordpress.

2. Clique em "Criar Blog". Como na imagem a seguir.



3. E agora siga corretamente os passos solicitados pelo o blogger.

4. Na fase Nº2 da criação do Blogger terá o seguinte:

"Título do blog"

--> Nele você colocará o nome de seu blog, no meu caso eu coloquei "Criando o meu blog", mas você pode colocar o seu nome, ou o nome que você deseja.

"Endereço do blog (URL)"

--> Nesta parte ficará o endereço que os visitantes terão que digitar no browser para ir ao seu blog. Coloquei: criandoomeublog, sendo assim, para que você vá ao o blog que eu criei você terá que digitar criandoomeublog.blogspot.com

Obs: Nunca esqueça do "blogspot"

P.S.: Não coloque www.nomedesejado, nem espaços ou caracteres além de numerais e/ou letras.

5. Digite corretamente a verificação de palavras!

6. Clique em "Continuar" para ir pra fase Nº3.

7. Na 3ª e última fase você escolherá o modelo de seu blog, o blogger te dá vários modelos pré-definidos, mas mais tarde você pode personaliza-lo do jeito que você quiser. Ou até mudar por outro modelo mais arrojado e moderno que ficam disponível na web para download. Neste tutorial eu escolhi o modelo "TicTac" (o mesmo que é utilizado pelo o Info da Base).

8. "Continuar".

9. Caso o seu blog foi criado com sucesso, você verá a seguinte mensagem:

"O seu blog está pronto!

O seu blog acabou de ser criado. Agora você pode fazer postagens, criar um perfil pessoal e personalizar a aparência do blog."

10. Por fim. Clique em "COMEÇAR A USAR O BLOG".

::::::CONFIGURANDO CORRETAMENTE O BLOG::::::

1. Comece indo na aba "Configurações".

.:BÁSICO:.

Aparecerá o seguinte:

"Título"

--> É aqui que você muda o seu título do blog.

"Descrição"

--> Fica aqui a descrição do seu blog, o meu foi: "Olhem o meu primeiro blog! Foi eu que fiz!", você pode colocar por exemplo: "Este blog é destinado a todos os meus amigos e familares para que a gente discuta pensamentos e etc.".

2. E na sub-aba "Básico" (que é a que estamos) deixe tudo padrão, a partir de "Descrição" e para salvar as modificações clique em "Salvar configurações".

.:PUBLICAÇÃO:.

3. Agora na sub-aba "Publicação".

4. Aparecerá o endereço de seu blog, se caso um dia queira mudar o endereço, troque o seu endereço atual por um novo, sem ter a necessidade de criar um novo blog.

.:FORMATAÇÃO:.

5. Nela deixe tudo padrão também, somente alterando o seguinte:

"Fuso horário"

--> Fica aqui o fuso horário, altere ele pelo o seu fuso horário local.

"Modelo de postagem"

--> Este foi criado para lhe ajudar nas hora das postagens, um exemplo:

Caso eu queira que em todas as minhas postagens apareça no final de cada uma o link do Info da Base, simplismente vou deixar nesse campo em branco o seguinte:

"Visitem o Info da Base!"

Resumindo... ela é útil para que você não fique várias vezes escrevendo a mesma coisa em cada postagem, pois ela já faz o trabalho para você!

P.S.: Mas ele só funciona em novas postagens criada a partir do que você colocou no campo, não funcionará em postagens anteriores.

6. "Salvar configurações"...

Continua...

3 comentários:

Anderson Mateus disse...

Olha só, esse é meu garoto ^^ Parabéns pelo post, e seja bem vindo a nossa equipe.

Samuel Veloso disse...

Muito bom seu trabalho! Parabéns e seja bem vindo ao Info da Base, nosso mundo de informação criativa.

Ramon Davi disse...

anderson mateus,

kkkkkkkkkkkk...vlw pelo o elogio! e é uma grande honra está colaborando com o Info da Base!

Abço!

samuel veloso,

obrigado Samuel, quem te parabeniza é eu, seus posts são nota 10, como também os de Anderson. E vlw pela a saudação, que agradece é eu!

Abço!