quarta-feira, 5 de março de 2008

No-IP - Tutorial

Fala galera, há um tempo tempo atrás eu postei um tutorial sobre conexão reversa através de um programa Open Source do pessoal do UltraVNC, você pode rever esse tutorial clicando aqui
, e no tutorial eu sugeria o utilização do No-IP para quem usar uma conexão adsl com ip dinâmico, e também prometi ensinar a usá-lo. Então vou aqui cumprir com a minha palavra.

Pra quem não conhece o no-ip, ele é um serviço simples porém de grande utilidade pra quem quer criar uma espécie de servidor a sua máquina, no qual as pessoas necessitam acessar o teu PC através do teu IP, e ao invés de você ficar divulgando o seu ip toda vez que mudá-lo, você divulga o DNS gerado pelo No-IP, e toda vez que seu IP mudar o IP será atualizado no seu DNS-No-IP.

Um exemplo prático, seria a utilização em conjunto com o UltraVNC SC, e usei muito também quando eu criava servidores de Counter Strike na minha máquina. Ao invés de eu ficar passando o meu IP para entrarem no meu servidor, eu só passava o DNS, depois era só convocar o pessoal, não importava se a minha conexão caísse e eu pegasse o novo IP, ao voltar ao ar, era só acessar novamente através do DNS. Enfim espero que não tenha ficado alguma dúvida sobre a utilidade e funcionamento desse serviço.

Agora chega de teoria e vamos à parte prática. ^^)

Entre no site do No-IP, e cadastre-se .

http://www.no-ip.com/




Após ter criado sua conta, é só logar no site. Agora vá no menu a esquerda, Hosts/Redirects >> Add. É nessa tela que você criará o DNS, para o seu ip.




Em Hostname, coloque o nome que você desejar, eu coloquei sinothic pra variar um pouco, e no caso esse será o prefixo do DNS.
Na combobox logo abaixo, você terá diversas opções para escolher o sufixo do DNS, escolhi no-ip.org.

Em host type, você pode escolher DNS Host (A) - Padrão. E em IP adress você irá configurar manualmente o IP para o qual o DNS deve apontar. Agora é só clicar em Create Host.

No menu Manage você pode ver a configuração que acabamos de fazer.

Agora para fazer um teste, vamos "pingar" o DNS, que acabamos de criar. Digite ping e o seu DNS.



Como podemos ver o sistema está funcionando.

A essa altura do campeonato, você deve está se perguntando: Mas o ip não atualiza-se automaticamente ? Por que tive que "setar" o meu ip ?

O que fizemos acima foi só criar o DNS. O No-IP oferece uma ferramenta que pode ser baixada aqui. Esse programa tem a tarefa de ficar sondando o seu ip e enviar ao site. Para atualizar o DNS.

Sobre o programa não tem muito do que falar, a instalação é só Next, Next,.... Finish. Após instalado, na primeira utilização ele lhe pedirá o seu login cadastrado no site do No-IP, e na seqüência ele lhe mostrará os DNS's, criado por você. Agora é só marcar a o DNS que você quer que ele fique atualizando, e dentro instantes e instantes ele mandará informações para o site atualizando o seu ip.

Essa é uma imagem do programa.




Então é isso !

Um abraço a todos.

E até a próxima.


Anderson Mateus

Um comentário:

Anônimo disse...

Simples,eficiente e direto! Parabéns!