sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Raid 5 em Windows XP Profissional

Com o surgimento da necessidade de espelhar HD's no XP, começou-se uma caçada à um material pouco encontrado na net ou que funcione. Mas nosso amigo, Ricador G. conseguiu achar esse material que segue abaixo, que resolve de uma vez o problema encontrado.

Espero que seja muito útil a todos.





Como sabemos o Windows XP Professional só oferece suporte nativo ao RAID 0, mas com algumas modificações é possível aumentar este suporte para RAID 1 e RAID 5, igualando-o neste ponto às versões Server da Microsoft.


Como Criar um RAID?

A ferramenta RAID pode ser implementada por duas maneiras: Por software ou por Hardware. Sendo que, antes de avaliarmos esta questão, vamos lembrar sem muito detalhes o funcionamento e as características dos principais níveis RAID existentes.


RAID é um acrônimo para Redundant Array of Independent Disks. Isto é, o objetivo da tecnologia é usar discos independentes a fim de criar uma matriz (array) redundante para armazenar os dados. Os níveis (0, 1, 5, etc) correspondem ao modo como esta matriz é implementada.

RAID e seus diversos Níveis

O RAID 0 não é uma técnica que prevê tolerância a falhas, pois nenhuma informação de paridade ou copia de dados é feita entre os discos que compõem a matriz. Seu ponto positivo é a performance, pois como os dados de cada arquivo são armazenados de forma distribuída entre os discos, o tempo é drasticamente reduzido devido ao paralelismo no acesso físico. Contudo, se você tiver um RAID 0 com 5 HD’s (mínimo é 2) e um disco parar, todos os dados serão perdidos.





O RAID 1 é conhecido como mirroing (espelhamento) e tem como ponto positivo a tolerância à falhas. Quando dois discos são espelhados, a cada gravação de dados duas operações de escritas são feitas. Se o disco principal parar, o “espelho” assume seu lugar de forma totalmente transparente ao usuário. Como ponto negativo, o usuário sempre perderá 50% da capacidade de armazenamento instalada na CPU.


O RAID 5 une o melhor das duas técnicas anteriores. Os dados de cada arquivo são distribuídos entre os HD’s e uma informação de paridade é calculada e também armazenada de forma distribuída entre os discos. Com isso se ganha no paralelismo do acesso e, se um disco falhar, a informação perdida é reconstruída a partir dos dados gravados nos outros discos e da operação lógica XOR (Exclusive OR, OU Exclusivo). É evidente que neste caso o sistema terá sua performance diminuída devido à latência adicional para o processamento da operação XOR.





Uma matriz RAID pode ser criada por hardware ou por software. A implementação por Hardware é feita através de uma placa de expansão normalmente instalada em slot’s PCI, PCI-E, PCI-X, bem como a partir da integração de um circuito integrado na placa-mãe, como vem ocorrendo há algum tempo mesmo entre as “MOBOS” para Desktops.






A implementação por Software é o que estaremos implementando neste tutorial, onde toda a configuração é feita depois que o S.O. é instalado e o processador da máquina é que fica responsável pelas operações lógicas relacionadas.

Assim como ocorre em toda analise entre interfaces on-board e off-board, é claro que o RAID por hardware é melhor, pois além de aliviar o processador também nos permite criar uma matriz RAID bootável, uma vez que a configuração da controladora RAID está disponível durante o POST da maquina.
É devido a essas razões que o RAID por software só se justifica basicamente em duas situações: Quando a MOBO não possuir uma controladora RAID integrada, ou quando você tiver pelo menos 3 HD’s (além do HD do sistema) para compor um RAID 5 e seu sistema não for formado por uma MOBO que suporte RAID 5. Se este não for seu caso, vamos ao passo-a-passo para dotar o Windows XP do suporte ao RAID 5.


Windows XP PRO com RAID 5

O XP pode reconhecer os HD’s instalados como discos básicos ou discos dinâmicos. No primeiro caso, eles podem ser divididos em partições primarias, estendidas e unidades lógicas. Quando um HD é dinâmico só podemos criar volumes, não mais partições.

Na pratica, a diferença entre as implementações está nas tarefas que são suportadas. RAID, por exemplo, só pode ser criado sobre volumes, e é por isso que nossa primeira tarefa será converter os 3 HD’s SCSI para discos dinâmicos. Para isso, vá até o Gerenciamento do Computador (Iniciar > Painel de Controle > Ferramentas Administrativas > Gerenciamento do Computador) e clique em Gerenciamento de discos:




Selecione qualquer disco básico, clique com o botão direito e vá em Converter em disco dinâmico, em seguida selecione os discos que deseja converter e clique em OK.





Agora clique com o botão direito sobre algum dos discos dinâmicos e selecione a opção Novo Volume. O assistente será iniciado, clique em avançar até a tela abaixo, onde você verá que o Windows XP só suporta nativamente Volume Simples (criado sobre um único HD), estendido (um ou mais HD’s são usados; o espaço do primeiro é usado, depois o do segundo e assim por diante; se um disco falhar, todos os dados serão perdidos) e Distribuído (este é o RAID 0).





Vejamos agora o procedimento necessário para adaptar o Win XP PRO ao RAID 5. Primeiramente, localize e copie os arquivos para qualquer pasta de seu desejo ,de preferência crie um diretório na unidade de instalação do windows normalmente a unidade c: e copie os arquivos lá :

- dmboot.sys (c:\Windows\system32\drivers)
- dmconfig.dll (c:\Windows\system32)
- dmadmin.exe (c:\Windows\system32)


Agora precisamos de um editor hexadecimal, para este tutorial utilizarei o UltraEdit-32.


Após a instalação, com o programa aberto nos menus escolha file open e localiza a pasta escolhida anteriormente e abra o arquivo dmboot.sys, em seguida vá até: Search > Find > selecione a caixa “Find ASSCII” e em Find what digite WINNT e clique em Find Next:





Modifique os arquivos conforme mostrado nas figuras e importante que as alterações sejam feitas pelos números e não pelas letras ou não funcionara ,com o botão direito do mouse clique sobre os números e escolha a opção select word e faça as alterações de acordo com as imagens a seguir:



Faça o mesmo procedimento com o arquivo dmconfig.dll buscando por LANMANNT:



E por ultimo com arquivo dmadmin.exe procurando por SERVERNT:



Feita as alterações entre em modo de segurança (aperte a tecla f8 antes do windows inicializar ) e substitua os arquivos em questão em suas pastas já especificadas:




Em determinadas instalações Windows tentará restaurar os arquivos originais através do CD de instalação do Windows. Mais, como fizemos estas mudanças para que o Windows suporte o espelhamento e RAID 5, devemos manter a substituição, para isso clique em “cancelar” e em seguida em “sim”. Como mostrado abaixo


Reinicie o windows normalmente.Agora voltamos ao Gerenciador do Computador nas Ferramentas Administrativas e em Gerenciamento de Discos, clicamos novamente em “Novo Volume...” e temos agora as opções de RAID 1 (Espelhamento) e RAID 5:





Como nosso tutorial é sobre RAID 5, vamos criá-lo. Clique sobre RAID 5 e em avançar. Adicione os discos que farão parte desta matriz e clique em avançar:





Especifique
uma letra para o novo volume, na tela seguinte o Sistema de arquivos:





Agora é só concluir o assistente e esperar a criação do RAID 5:





Agora é aproveitar o beneficio conquistado com Windows XP Professional, agora com RAID 5:

Autor e Direitos autorais: § Kael Arthas §

Editado por: Ricardo G.


Forte abraço a todos


Anderson Mateus

Um comentário:

Anônimo disse...

Quando voce disse :

Adicione os discos que farão parte desta matriz ,,,,,

Voce quis dizer , adicionar o Hd Slave o segundario ?


Obrigado otimo tuto !!!