quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Diferenças entre LCD e Plasma

Atualmente o que não falta é várias promoções de TV’s de Plasma ou LCD, algumas com 30 polegadas e outras chegando a generosas 72 polegadas, dos mais variados preços. No entanto são tecnologias novas, e alguns desconhecem as suas características e ficam e dúvida na hora de comprar e saber se está fazendo um bom negócio.



Uma coisa que vale ressaltar é que umas das grandes características que os fabricantes enfatizam é a alta definição desses televisores. Mas até o momento a utilização dessa capacidade é apenas obtida através de DVD’s ou vídeo games da nova geração. Os sinais das TV’s Aberta ( incluindo a digital iniciada em São Paulo) e fechada(cabo) ainda não utilizam toda a capacidade da sua TV.







Explica o professor Paulo Diniz da UFRJ:

"O plasma funciona como milhares de lâmpadas fosforescentes em miniatura. Carregadas (ionizadas), elas emitem gases de luz ultravioleta que, em contato com o fósforo, geram a imagem. Já os aparelhos de LCD têm uma lâmpada de luz branca e brilhante (backlight), cuja luminosidade é filtrada pelos cristais líquidos da tela."

As TV's de plasma tem uma qualidade de imagem melhor, cores mais vivas e contraste maior do que as telas de LCD. As telas de plasma tem um angulo de visão maior partindo de 42 polegadas e chegando até incríveis 72'', como mostra a foto acima. Mas nem tudo são flores, telas de plasma consome mais energia, e sua vida útil é menor do que uma de LCD, chegando a uma estimativa de 10 anos para LCD e 5 anos para plasma. E umas das maiores desvantagem do plasma é que a sua qualidade de imagem vai deteriorando com o tempo, por causa do material em que é construído.


Já houveram comparações acima, mas vale ressaltar as características das TV's de LCD.

- Possui maior durabilidade.
- Gasta menos energia
- É mais leve.
- Atualmente com modelos até 42''.

Duas de suas desvantagens são:

- Efeito fantasma, quando reproduz cenas de movimento.
- Exige que o usuário fique exatamente à frente da TV, por causa do ângulo e seu contraste baixo.

Então é isso, para quem tinha alguma dúvida sobre as duas tecnologias, espero ao menos ter ajudado a se decidir em qual tecnologia investir.


Forte abraço a todos.


Anderson Mateus

Nenhum comentário: